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07/02/2018

Os erros mais comuns na hora de começar um Negócio

A importância do planejamento para pequenos e médios negócios.

"Se você gasta um pouquinho de tempo planejando, evita uma grande dor de cabeça na sua vida”. O conselho é de Denise Damiani, especialista em finanças e executiva na área de business e tecnologia, que palestrou no Festival de Cultura Empreendedora, na manhã deste sábado (21/10). O evento, organizado por Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Época NEGÓCIOS e Valor Econômico, reúne palestras, workshops e apresentações culturais sobre o mundo dos negócios.

 

Antes de criar um negócio é preciso saber se o mundo de fato precisa daquele produto ou serviço. Além disso, é necessário entender o quanto as pessoas estão dispostas a pagar por aquilo. Se identificar que o valor de venda vai ser menor do que o de produção, não faz sentido criar o negócio”, afirma Denise.

 

De acordo com a especialista, ao contrário do que muitos imaginam, para descobrir o valor de seu produto, os empreendedores não precisam fazer grandes investimentos em pesquisa. “Basta entrevistar um grupo de ao menos 20 pessoas pessoalmente. Você mostra o produto e pergunta se a pessoa compraria e o quanto pagaria. No final, tira o valor mais alto e o mais baixo e calcula a média. É assim que fazemos nas grandes multinacionais”.

 

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Além de não saber precificar os produtos, outro erro comum apontado por Denise é buscar um sócio pensando apenas em dinheiro. “Não procure um sócio só porque você precisa de ajuda financeira ou companhia. Algumas pessoas costumam fazer isso já pensando em dividir o prejuízo no futuro. Se o negócio é ruim, não faça. Se for bom e você tiver um sócio a 50%, estará preso a ele pelo resto da vida”, diz a especialista, indicando que, em alguns casos, é melhor buscar um empréstimo. “É uma sociedade temporária”.

 

Denise afirma também que muitas vezes o problema das pequenas e médias empresas não está relacionado ao dinheiro, mas sim a expectativa dos empreendedores. “Muita gente me procura para dizer que quer uma mentoria para empreender. Mas diz que precisa fazer dinheiro rapidamente, pois não tem uma reserva. Qual a chance desse negócio dar certo? É zero. As empresas não dão lucro antes de dois ou três anos. Empreendimento tem um período de estruturação e maturação”.

 

Além do planejamento que te fará passar por todas essas etapas, a especialista em um conselho que considera fundamental para os empreendedores: não tenha medo de vender. Se você é um empreendedor pequeno, não consegue contratar os melhores vendedores. Aí acaba contratando gente ruim. Gente ruim não vende. É melhor você mesmo cuidar das vendas e contratar pessoas para funções menos importantes”, conclui Denise Damiani.

 

Fonte: Revista PEGN