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Diferenciar durante a crise!

Desde o dia 22 de março quando foi editado o decreto municipal nº 27 que recomendou o fechamento temporário do comércio na cidade de Cruzeiro, empresários se viram na situação inédita de suspender as atividades e ficar impossibilitado de abrir as portas devido à maior pandemia do nosso século.

Números e projeções do Ministério da Saúde indicam que estamos longe de superar esta crise e as medidas restritivas e de distanciamento social tendem a permanecer por semanas ou até meses.

Muitos comerciantes e empresários começaram a aguardar que tudo volte ao normal e possam retornar as atividades, porém não tem se atentado que o “normal” está em transição e teremos um novo padrão de comportamento social aonde o mercado digital vem ganhando ainda mais força.

Ao contrario das grandes redes de varejo que tem foco nacional, o comércio local não tem muitas estratégias e campanhas de vendas locais utilizando sistemas de e-commerce ou mesmo ferramentas digitais. Porém alguns empresários já entenderam a importância do comércio por meios digitais e conseguiram manter um nível de vendas por estes canais.

E você, se viu em qual lado?

O “Coronacrise” tem deixando oportunidades de se diferenciar, de criar audiência e gerar demandas por meio das varias ferramentas digitais disponíveis, mais você sabe exatamente o que precisa e como fazer isto?

Separamos 3 dicas simples, mais que podem fazer toda diferença e te ajudar a mudar esta situação.

1 - Foco no Digital
Embora o momento não permita que empresários abram suas lojas físicas, as redes sociais e plataformas digitais funcionam 24h e permitem que seus clientes façam suas compras sem sair de casa.

Redes sociais se destacam não só pelo uso recreativo, hoje já fazem parte das estratégias de vendas das mais diversas redes de varejo ao redor do mundo. Existem várias maneiras de expor sua marca e vender seus produtos, mas se você não tem um bom conhecimento de estratégias de marketing digital, contrate um especialista ou faça parcerias e some força de conhecimento.

2 - Aplicativos e Plataformas
- O Facebook somente no Brasil tem mais de 130 milhões de usuários registrados e é praticamente regra se você tem um serviço ou produto ele vai (ou deve) estar presente na rede com uma “fã Page”, mais além de posts também é possível criar uma completa loja virtual com fotos, textos e links de vendas. A partir disto, criar campanhas, impulsionar publicações e atingir de forma precisa o perfil de cliente que você deseja.

- O Instagram tem sido uma das melhores plataformas como vitrine de produtos, além de postar suas fotos, seja pelo feed ou pelo stories, também é possível criar catálogos com link direto para vendas (desde que seu IG seja uma conta comercial e esteja vinculado a uma fã page com loja virtual no facebook).

- Whatsapp Bussines, além de facilitar toda conversa com o cliente permitindo gerar mensagens automáticas, ainda te possibilita criar catálogos de produtos com fotos, textos e links de vendas.

- O Mercado Livre te possibilita gerar uma completa Loja Online, com sistema integrado desde cadastro de produtos até emissão de recebimentos por boleto ou cartão e envio pelos correios.

- O PagBank é uma plataforma financeira completa, que te permite gerar boletos, criar links de pagamento e gerenciar todas suas vendas e quando associado ao app “PagSeguro Vendas” permite criar catálogo de produtos e fazer envio de cobranças diretas ao comprador.

*Todas as ferramentas citadas são de cadastro e uso gratuito, porém podem gerar taxas e custos em porcentagem para uso e contração de serviços, avalie as vantagens que cada uma te oferece antes de iniciar a utilização.

3 – Organização
Já sabemos onde e como, mas sem organização será muito difícil conseguir gerenciar seus pedidos e vendas de forma que não perca nenhuma informação, se seu negócio já utiliza algum sistema de gestão, basta repassar os dados coletados via comércio digital e seguir com toda logística já aplicada.

Se você não tem nenhum sistema, existem vários aplicativos financeiros gratuitos nas lojas de app ou até mesmo uma planilha no excel ou o bom e velho caderno de anotações vão te ajudar a não perder nenhuma informação.

Tenha um fluxo de orçamentos, pedidos e pagamentos emitidos e recebidos de cada produto, as vendas online demandam um pouco mais de atenção, afinal toda responsabilidade de pedido, pagamento e logística de entrega passam a ser do vendedor.

E o mais importante, você não precisa de grandes estruturas digitais, basta iniciar em uma destas citadas acima e você já vai estar na revolução do comercio digital.

Faça desta crise o seu momento de se diferenciar no mercado, gere sua audiência, conquiste seu espaço no mercado digital, supere a crise e seja competitivo.

Robson Siqueira
RS – Conteúdo Digital




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